Biscoitoterapia

Notícias e Curiosidades


BISCOITO OU BOLACHA?

Inaugurando junto com o novo site, uma nova página: Notícias e Curiosidades! Aqui pretendo trazer ocasionalmente tanto informações sobre o próprio Biscoitoterapia (como novidades, informações sobre encomendas, embalagens e meu dia-a-dia como biscoiteira), quanto curiosidades sobre biscoitos, decoração e gastronomia em geral.

Para essa primeira notícia, eu quis trazer a eterna polêmica sobre "biscoito ou bolacha". Eu sou paulista, o que me faria oficialmente usar "bolacha" mas sempre achei "biscoito" um termo mais bonito e mais comum para usar. Abaixo copio uma reportagem da Revista Mundo Estranho, da Editora Abril, que abordou o tema de um jeito super legal, além de usar uma ilustração GENIAL!

* * * * *


O certo é "biscoito" ou "bolacha"?



Ambos são corretos, mas "biscoito" entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor. Os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são ambos válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido hoje no Brasil. O país é atualmente o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, com 1,2 mil tonelada fabricada por ano, segundo a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib). Também segundo o órgão, o produto está presente em 99,9% dos lares brasileiros e a média adquirida pelas pessoas em cada visita ao mercado é de 700 g.

Duelo de titãs - O resultado definitivo da briga mais famosa da Internet

Round 1: Etimologia do biscoito
"Biscoito" vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa "bescuit", que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar. A prática de assar mais de uma vez se aplica à bolacha (biscoito recheado) dos dias de hoje, porque ela vai ao forno quatro vezes.

Round 2: Etimologia da bolacha
"Bolacha" vem de "bolo" (do latim "bulla", objeto esférico) com o sufixo "acha", que indica diminutivo. A palavra holandesa "koekje" significa a mesma coisa e gerou termos como "cookie" e "cracker". Para diferenciar dos biscoitos, convencionou-se que koekje e derivados são os que utilizam um componente levantador, como o fermento. Os produtos brasileiros utilizam, então podemos chamar de bolachas.

Round 3: Legislação
Quem regula o produto é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que considera os dois termos como sinônimos. Eles são definidos como: "produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias". E, sim, o órgão leva em consideração as variações com cobertura e recheio e diz que é mesmo tudo igual.

Round 4: Inserção na língua portuguesa
O desempate vem do fato de que as duas palavras entraram na língua portuguesa em momentos diferentes. O registro mais antigo que a reportagem encontrou para "bolacha" é de 1543. Já para "biscoito", o registro encontrado é de 1317, ainda na forma "bíscoyto". Há quem diga, porém, que "biscoito" só entrou no português no século 15 - ainda assim, décadas antes de "bolacha".

O que dizem as fabricantes - Perguntamos às cinco maiores produtoras do Brasil como elas nomeiam seus produtos:

Nestlé - "A Nestlé entende os dois termos como corretos, porém utiliza "biscoito" em suas marcas por essa ser uma convenção da indústria brasileira"

Bauducco - "Não há um motivo específico para a nomenclatura "biscoito", é uma convenção da categoria. Não existe um termo correto, tanto que a legislação utiliza o termo 'biscoito ou bolacha'"

M. Dias Branco - "O uso da nomenclatura é uma questão regional. A M. Dias Branco usa "biscoito" como padrão para definir seus produtos"

Mondelez - "Na Mondelez Brasil, os produtos são denominados "biscoitos". A justificativa para o uso do termo é que é o mesmo da entidade de classe Anib"

Marilan - Procurada pela reportagem, a empresa não se pronunciou até o fechamento desta edição

Fonte:
Revista Mundo Estranho - Editora Abril - edição 162 - por Victor Bianchin
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-certo-e-biscoito-ou-bolacha



* * * * *

Arquivo de Notícias:
22/06/2017 - Os Biscoitos e a Psicologia
17/05/2017 - Como são feitos os biscoitos recheados
31/12/2016 - A origem do biscoito
07/10/2016 - Saiba mais sobre o Glacê Real
27/07/2016 - Nova página de Encomendas
18/07/2016 - Dia do Biscoito
26/06/2016 - Como é feito o granulado
30/05/2016 - Biscoito ou Bolacha?


 
Home Biscoitoterapia Biscoitos Encomendas Links Contato Notícias Biscoitos Geeks Arquivo


Desenvolvido por InWeb Internet