Biscoitos Doces
08/03/2015

O biscoitinho de hoje tem uma história digna de um romance. No final do ano passado, sabendo do meu hábito de fazer biscoitinhos, a mãe do meu namorado, Dona Nara, comentou que tinha uma receita de família de um biscoitinho que era sempre feito na época do Natal, porém nos últimos anos mesmo seguindo a receita, a massa não estava mais ficando como deveria. Então surgiu o desafio: conseguir fazer o tal biscoitinho acertando o ponto da massa!
Desafio aceito, surgiu o primeiro obstáculo: o nome do biscoito. Na receita da família do meu namorado, o biscoito tinha o nome de uma parente distante (Rossela = Rosa), então eu não tinha nem base para tentar procurar na internet a origem do biscoito. Foi então que entrou em cena a Lu Bertini, uma querida amiga minha que atualmente mora na Itália. Pedi socorro a ela, tentando descrever o pouco que eu sabia sobre o biscoito e ela realmente abraçou a causa procurando loucamente a receita em sites italianos. Ela me mandava links com fotos do biscoito, eu repassava para o meu namorado, e ele respondia que não era nada daquilo. Estávamos quase desistindo quando ela finalmente achou! O mistério foi desvendado e o nome original do biscoito foi revelado: cartellata.
Minha amiga traduziu a receita original, eu e o namorado fizemos um "bem bolado" com a receita italiana + a receita original da família dele, fomos para a cozinha e o biscoito surgiu... delicioso e perfeito! Quem quiser saber mais sobre ele, é só clicar aqui.


A Rossela é um biscoito frito à base de licor de anis, que é modelado com um formato de rosa e servido com muito mel. Simplesmente delicioso!